segunda-feira, 13 de julho de 2015

O medo amigo

Medo - sensação natural do corpo que nos deixa em estado de alerta para uma ameaça física ou psicológica, ou seja, não é pra ser algo ruim.

Segundo especialistas no assunto,  o neocórtex - a parte mais externa do cérebro, que fica lá dentro enrolada como uma linguiça,  é a responsável por funções mentais como pensamento e linguagem.
Tudo o que você tem de racional está ali. Só que mais para dentro, no miolo do cérebro, existe outra coisa: o chamado sistema límbico. Uma parte mais primitiva, que coordena reações instintivas. Seu pedaço mais importante é a amígdala, que detona as sensações de medo, mas aquele medo "protetor", que evita que aconteça algo com a gente.
Pense em andar na rua em um dia de chuva, mas a caminho de encontrar amigos para fazer compras para uma viagem bacana entre vocês. Você está super feliz e focado pensando em mil coisas para fazer entre obrigações e a diversão, mas automaticamente se você ver um buraco, ou algo que você acha que pode te fazer escorregar, você desvia.
Essa é a função da amígdala na sua vida!
Importante né?
Mas enfim, tava falando do medo!
A sensação medo complica quando o medo ganha ênfase e torna-se #pavor, por conta de algo que nos aconteceu e então ficamos mais receosos e cautelosos ou não, mas... NUNCA deixe que o medo torne-se #fobia.
Sabe por quê?
Porque em determinadas situações a fobia vai comprometer suas relações sociais e acabar causando sofrimentos psicológicos.
Meu filho tem 5 anos e tem medo do escuro e de ficar sozinho.
Julgo esse medo "normal" para a idade, quem nunca teve medo de escuro?
Mas o fato é o seguinte, toda essa explicação sobre o medo pra te fazer uma única pergunta:
E se o medo fosse nosso amigo?
Pois é, semelhante aquela pessoa isolada do seu círculo social que de uma hora pra outra resolveu te dar um oi?
Pois é essa foi a sensação que tive quando li com meu filho o livro "Papai" de  Philippe Corentin.
Em uma noite um pequeno lagarto tem um pesadelo e para que ele volte a dormir tranquilo, divide a cama e dorme ao lado do seu "objeto" que causa medo e tem uma noite tranquila.
Uma estória legal para adultos e crianças, afinal, não importa a leitura ela sempre vai causar a quem a pratica, algo de positivo e com essa, aprendemos a rir dos nossos medos e ficar somente com o "medo amigo", aquele que nos impede de pisar nas bolinhas de gude espalhadas no chão, porque os demais, nos dias de hoje são fakes, querendo ocupar um espaço que não é seu.
Deixa de medo e vai viver!
#BoasLeituras

<a href="http://www.bloglovin.com/blog/14287121/?claim=yaa7c5yc4se">Follow my blog with Bloglovin</a>

Fonte: 
  • Alguém com síndrome do pânico
  • Uma criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário